← Newsletter da semana passada.
Hoje, vamos falar sobre sinalização vertical, ou seja, as placas de sinalização que vemos nas ruas e estradas.
As placas de sinalização são muito importantes para garantir a segurança de todos os usuários do trânsito. Elas nos informam sobre as regras e condições da via, para que possamos dirigir de forma segura e responsável.
Tipos de placas: As placas de sinalização são divididas em cinco tipos: placas de regulamentação, placas de advertência, placas de indicação, turismo e educação.
Símbolos das placas: Os símbolos das placas são usados para representar as informações de forma rápida e fácil de entender.
Alguns exemplos de placas de sinalização para cada tipo, são:
Sinalização de regulamentação:
Pare: A placa de pare é vermelha e octagonal. Ela indica que os veículos devem parar completamente antes de realizar um cruzamento. Não vale só ir devegarinho e olhar para os lados.
Limite de velocidade: A placa de limite de velocidade é redonda, borda vermelha, letra preta e fundo branco. Ela indica a velocidade máxima permitida na via.
Lembrando que a sinalização de regulamentação está acima das leis de trânsito, estando abaixo somente das regras dos agentes de trânsito e da sinalização semafórica.
Sinalização de advertência:
Declive acentuado: A placa de declive acentuado é amarela e quadrada. Ela indica de uma descida a frente, o que pode ser um problema se você não estiver atento, lembre-se de usar os freios auxiliares, freio motor e a redução de velocidade.
Curva sinuosa: A placa de curva sinuosa segue o mesmo padrão de cor e formato. Ela indica a presença de uma curva perigosa na pista, o que exige atenção redobrada e prudência.
Dentro da sinalização de advertência: Sinalização temporária de obras: Indicam obras na pista ou calçada, reduza a velocidade para a segurança dos trabalhadores, e fique atento, isso é uma condição adversa.
Sinalização de indicação/turismo: Indicam direções, distância dos destinos ou pontos turísticos, o que pode ser útil para os condutores.
Sinalização de educação: Como o nome já diz, servem para te lembrar de coisas óbvias que precisam ser ditas e reforçadas.
Agora, vamos falar sobre como os motoristas profissionais e motoristas de modo geral podem usar a sinalização vertical para garantir a segurança de todos no trânsito.
Motoristas profissionais:
Você motorista profissional deve respeitar todas as placas de sinalização, especialmente as de advertência, pois essas vão te advertir de rechos perigosos em que você deve usar a capacidade da antecipação, como curvas ou aclives.
Os motoristas profissionais devem ser exemplos de comportamento seguro no trânsito. Seja um.
Motoristas comuns:
E quem não tem a profissão de motorista deve também respeitar os limites de velocidade e as regras de trânsito, mesmo que os motoristas profissionais ou de modo geral, não estejam fazendo isso.
Você também deve estar atento aos veículos pesados, que podem ter dificuldade para frear ou desviar rapidamente. Fique longe e dê espaço.
Tanto os motoristas comuns quanto os profissionais, devem ser compreensivos e tolerantes uns com os outros.
Afinal, todos nós compartilhamos o mesmo espaço, que é o trânsito.
Para mais dicas como essa baixe o eBook “Guia para Direção Defensiva”.
Caso tenha alguma sugestão de assunto, pergunta ou queira entrar em contato, segue meu email e perfil no LinkedIn:
jonatascesararend@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/jonatasarend/
Excelente semana pra você.